Cidades Mauá

Servidores participam de palestra sobre funcionamento do arquivo público


Postada em 20/04/2016 às 18:56
Por Prefeitura de Mauá

Na tarde desta quarta-feira (20), servidores de diversas secretarias municipais foram convidados a participar de uma palestra formativa com representantes do Centro de Assistência aos Municípios do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Cada pessoa presente foi indicada pelo secretário da pasta para fazer parte da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivo, e será responsável pela documentação de sua secretaria, quando relacionada ao Arquivo. 

O encontro, idealizado por Simone Bello Gimenez, gerente e coordenadora técnica do Arquivo Público Municipal de Mauá, foi liderado por Camila Brandi, diretora executiva do Centro de Assistência aos Municípios do Arquivo Público do Estado de São Paulo, e tratou como tema central a importância e as principais tarefas de uma comissão avaliadora de documentação na gestão documental. 

“É importante frisar que esse encontro é mais do que uma reunião, e sim uma formação. Aqui, buscamos fazer com que os representantes de cada secretaria se tornem aptos para cuidar de forma ideal os documentos importantes de suas secretarias”, comenta Simone. 

Camila explanou sobre a estrutura física de um arquivo público, suas funções e também os devidos cuidados para o armazenamento correto dos documentos. 

Outro objetivo deste primeiro encontro é discutir algumas ideias para implementar, em breve, uma Política de Gestão Documental no arquivo público de Mauá, uma vez que este conta com massa documental acumulada por mais de 61 anos, formada principalmente por processos administrativos que necessitam de análise. 

O prefeito Donisete Braga saudou os presentes no encerramento da reunião. “Fico muito feliz em receber a Camila aqui. Mauá é a única cidade da região com um arquivo público próprio, bem localizado, o que considero uma das mais eficazes conquistas da nossa gestão. Obrigado a todos pelo empenho e cuidado com a história de nossa cidade”, comentou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 20/04/2016 18:56