Cidades Diadema

Lançamento da cartilha do empreendedor reúne 350 alunos


Postada em 20/04/2016 às 17:58
Por Prefeitura de Diadema

Por Marina Ferreira / Foto: Ronaldo Lima

Cerca de 350 alunos da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira (Etec JK) estiveram presentes, ontem, 19/4, no evento “Empreenda Diadema”, que marcou o lançamento da Cartilha do Empreendedor. O evento aconteceu às 19h no Teatro Clara Nunes e contou com a participação de empresários, entidades de classe e lideranças políticas da cidade.

A abertura do evento foi marcada pela palestra feita por Robson Alexandre Divino, professor Etec JK. Na palestra ele contou sua história de empreendedorismo e lembrou da importância do sonho de cada empreendedor que transformou o mundo. Dentre eles, citou os casos de Santos Dumont e o ex-vice-presidente da República, José Alencar. 

Robson também citou as ações que a Prefeitura tem realizado para auxiliar o empreendedorismo, como alguns programas da Casa da Economia Solidária. Costura bem, Okavango (recuperação de móveis usados), associação de Tapioqueiros e Unichurras são exemplo disso.

Ana Botosso, da Companhia de Danças de Diadema, e Otávio Müehlbauer, da Prensas Schuler S/A, estiveram presentes no evento contando para os participantes sobre cases de sucessos de seus negócios. O objetivo de convidar pessoas de diferentes áreas para falar sobre cases de sucesso é um só: sensibilizar os participantes mostrando que um negócio profissional e um empreendimento artístico precisam passar por alguns desafios para vencer e ter seu produto exibido em vários locais.

Em sua apresentação, Otávio Müehlbauer destacou o processo de “hot forming” que tem ajudado a empresa a se destacar no mercado em um momento de crise.

Ana contou a história da formação da Cia. De Danças de Diadema e a sua permanente luta na busca de recursos para viabilizar os projetos. “O empreendedorismo é diferente na área cultural. O artista tem de buscar permanentemente recursos, tem de ir atrás. O poder público, no caso a Prefeitura, sempre teve sensibilidade e acreditou no nosso projeto. Além disso, poucos lugares possuem um Fundo de Cultura municipal que ajuda a financiar os projetos na área”, afirmou.

Os intérpretes Dayana Brito e Fernando Gomes, da Companhia de Danças de Diadema, fizeram uma apresentação cultural com o tema “1 um” como encerramento do evento. Essa apresentação é um trecho do espetáculo “por vir”, criado para celebrar os 20 anos de atividades da companhia.

Com organização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o lançamento faz parte do Empreenda Diadema, programa que pretende estimular o surgimento de novos empreendimentos. Estiveram presentes Fernando Marins da Silva, diretor da ETEC Juscelino Kubitschek; Vera Lucia Rocha, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Diadema (ACE); Donizete Duarte da Silva Jr., diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP). 

A Cartilha do Empreendedor está disponível no site da Prefeitura Municipal de Diadema para download. Entre os tópicos abordados estão por que empreender em Diadema, as características do empreendedor, primeiros passos para abrir um negócio e como abrir sua empresa.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho pretende realizar eventos com a mesma proposta em diferentes locais com objetivo de disseminar os conceitos de empreendedorismo. Para este evento, foram convidados os alunos da Etec JK, empresários, entidades de classe e lideranças políticas da cidade, mas o evento é aberto para todos os interessados sem necessidade de retirada de convites.