Cidades Diadema

Cartilha do Empreendedor ajuda quem quer abrir um negócio


Postada em 15/04/2016 às 17:54
Por Prefeitura de Diadema

Por Marina Ferreira

Para quem pretende abrir uma empresa em Diadema, a Cartilha do Empreendedor é uma ótima ferramenta. Com dicas sobre os procedimentos burocráticos, a cartilha tem como objetivo facilitar a vida de quem quer iniciar algum tipo de negócio na cidade, além de incentivar o empreendedorismo em Diadema. O lançamento será na próxima terça-feira, 19, às 19h, no Teatro Clara Nunes e contará com a presença do Prefeito Lauro Michels. Durante o lançamento, haverá palestra e apresentação de cases. 

A primeira palestra será feita por Robson Alexandre Divino, professor da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira (Etec JK), que pretende abordar, principalmente, sobre o empreendedorismo e sua importância para a economia local. 

Além deste convidado, outros dois também já estão com a presença confirmada no evento. São eles Otávio Müehlbauer, da Prensas Schuler S/A, e Ana Botosso e Ton Carbones, da Companhia de Danças de Diadema, que irão falar sobre cases de sucessos de seus negócios.

Otávio irá trazer assuntos como apresentação da Prensas Schuler S/A e, além disso, falará sobre o conceito de “hot forming”, ou seja, fabricação de peças de peso reduzido. “A Schuler está conseguindo passar por um momento de crise econômica. Isso se reverte em arrecadação para o município, e incentiva outras empresas da região a fornecerem produtos e serviços especializados para a nossa fabricação de prensas”, afirmou o coordenador de Engenharia Mecânica da Prensas Schuler S/A.

Para Ana Botosso, a Cartilha tem muita importância para os munícipes de Diadema. “Esse é mais um instrumento que vai servir de apoio para quem esta buscando saída para continuar seu trabalho”, afirmou. Em sua palestra, Ana irá falar sobre os desafios que uma atividade artística tem para se consolidar e como se organizou para captar recursos. “Além de contar brevemente o histórico da companhia dentro da cidade, eu ainda vou dar o exemplo de como uma equipe que está dentro da arte faz para que as coisas aconteçam e se desenvolvam”, completou Ana.

O objetivo de convidar pessoas de diferentes áreas para falar sobre cases de sucesso é um só: sensibilizar os participantes mostrando que, tanto um negócio profissional, quanto um empreendimento artístico, precisam passar por alguns desafios para vencer e ter seu produto exibido em vários locais

Para encerrar o evento, os intérpretes Dayana Brito e Fernando Gomes, da Companhia de Danças de Diadema, farão uma apresentação cultural com o tema “1 um”. Essa apresentação é um trecho do espetáculo “por vir”, criado para celebrar os 20 anos de atividades da companhia.

Com organização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o lançamento faz parte do Empreenda Diadema, programa que pretende estimular o surgimento de novos empreendimentos.

A Cartilha do Empreendedor estará disponível no site da Prefeitura Municipal de Diadema para download. Entre os tópicos abordados estão por que empreender em Diadema, as características do empreendedor, primeiros passos para abrir um negócio e como abrir sua empresa.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho pretende realizar eventos com a mesma proposta em diferentes locais com objetivo de disseminar os conceitos de empreendedorismo. Para este evento, foram convidados os alunos da Etec JK, empresários, entidades de classe e lideranças políticas da cidade, mas o evento é aberto para todos os interessados sem necessidade de retirada de convites.

 

Serviços:

19h  Cerimônia de abertura com a presença do Prefeito Lauro Michels

19h20 Palestra Empreendedorismo - Robson Alexandre Divino – professor da Escola Técnica Estadual (Etec) Juselino Kubitschek de Oliveira

20h10 Case Prensas Schuler S/A - com Otávio Müehlbauer da 

20h30 Case Companhia de Danças de Diadema – com Ana Botosso e Ton Carbones da 

20h50  Apresentação da Companhia de Danças de Diadema com os intérpretes Dayana Brito e Fernando Gomes