Cidades Diadema

Artista de Diadema é homenageado em exposição no MAP


Postada em 14/04/2016 às 17:48
Por Prefeitura de Diadema

Por Izabel Urbano / Foto: Marcos Lu

O artista Jeronimo Soares será homenageado no Museu de Arte Moderna (MAP), em Diadema, cidade onde mora, com uma exposição de suas obras.  A mostra chamada "Costurando a Poesia Nordestina" revela a sua trajetória na produção de gravuras que trazem a cultura nordestina. A exposição começa hoje, 14, às 19h. 

Jerônimo Soares, um dos nomes mais importantes da xilogravura brasileira, nasceu na Paraíba, mora no bairro Canhema e passou a ser reconhecido após produzir um álbum sobre acidentes de trabalho para a revista Xilon, editada na Alemanha. 

Obras do artista já foram publicadas nos principais jornais brasileiros e é reconhecido internacionalmente, sendo possível encontrar suas obras na Suíça, França, Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Portugal. 

Seus principais álbuns são A Via Sacra segundo Jerônimo, com versos de João de Barros; 10 xilogravuras de Jerônimo, com apresentação de Jorge Amado; Cinco xilogravuras de Jerônimo, com apresentação de Jorge Amado e Cinco xilogravuras populares, com apresentação de Joseph Luyten. 

Para quem não conhece, xilogravura significa gravura na madeira e é uma técnica chinesa na qual o artista utiliza a madeira para entalhar um desenho. 

A exposição é gratuita é estará aberta ao público até dia 29, de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h.