Cidades Santo André

Do Parque das Nações em Santo André para o mundo

Esportista e jovens religiosos vivem experiências marcantes em eventos na Ásia e Europa


Postada em 29/03/2016 às 10:13
Por Leo Lima

Três personagens e um enredo que detalha perseverança, fé e conquista. A história é contada a partir das ruas do Parque das Nações, localizado no 2º subdistrito de Santo André, que chegou até à Ásia e Europa. Luiz de Sousa, 42 anos, Fábio Mimura, 21 anos, e Marília Móvio, 20 anos, são os protagonistas de uma narrativa, composta de sucesso, por meio da habilidade do Kung Fu e a fé no catolicismo.

Mais velho, Sousa traçou seu destino, após decidir que dominaria as artes da técnica milenar chinesa. E isso, foi feito por ele, logo aos oito anos, quando morava na cidade de Picos, no interior do Piauí. Ao assistir um filme do lendário ator norte-americano Bruce Lee na casa de vizinhos, anteviu a sua família que seria um atleta da modalidade marcial.

E com o passar dos anos, o menino foi evoluindo e colecionando medalhas nas mais diferentes competições, espalhadas pelo mundo. Em 2012, o esportista conquistou o torneio mais importante de sua carreira, o bicampeonato mundial de Kung Fu realizado na China. “Sair do Parque das Nações para vencer pela segunda vez o campeonato mais importante da modalidade é muito marcante”, descreve o medalhista, que idealizou o 1º Pan-americano da arte milenar, realizado no Brasil, justamente em Santo André.

“Tudo que conquistei devo ao Kung Fu. Sou um cidadão mais consciente e equilibrado”, conta Sousa. Desde 2009, administra e ensina em sua academia no bairro andreense crianças, jovens e adultos a arte oriental.

Já com a fé católica, o enredo destaca Fábio e Marília. Dois jovens, que em agosto de 2015, participaram de um dos principais eventos religiosos do Vaticano: originalmente chamado de Giovani Verso Assisi, Juventude para Assis, realizado em Assis, na Itália, sob a liderança do Papa Francisco com o tema ‘Esperança é jovem’.

Ambos foram selecionados para o encontro após várias atuações nos compromissos devotos do Santuário Senhor do Bonfim, também situado no 2º subdistrito de Santo André.

Fábio relata que é difícil mensurar tamanha felicidade. “Nunca imaginei viajar para a Europa, e ainda mais em um país recheado de fatos e histórias divinas e com um evento liderado pela autoridade máxima do catolicismo, Papa Francisco”.

O mesmo tom foi compartilhado por Marília. “É muito gratificante participar de atividades com jovens de vários países no velho continente e com a presença do Papa. Que a juventude hoje e sempre tenha esperança”, destaca.