Cidades Diadema

Moradores do bairro 15 de Julho comemoram início das obras de infraestrutura


Postada em 17/03/2016 às 17:25
Por Prefeitura de Diadema

Por Izabel Urbano e Keila Macedo

Morador do bairro 15 de Julho há 20 anos, José Gomes e sua família comemoraram o início das obras do Programa Diadema de Cara Nova. “Já estava cansado de esperar por melhorias. Agora eu acredito que vai começar a obra. Acabaram as promessas. Já estou vendo a ação com as máquinas trabalhando aqui”, afirmou o morador durante a vistoria realizada nesta quarta –feira, 16/3, pelo prefeito, secretário de Obras, equipe técnica da Prefeitura e representantes da Câmara Municipal.

Os moradores se reuniram para ver a planta e entender quais serão as reformas e mudanças que serão feitas nos arredores. Entre as intervenções para o bairro estão a troca dos bloquetes de cimento por asfalto, sinalização das vias, troca das placas com o nome das ruas, conserto de guias e sarjetas, instalação de corrimão no escadão, reforma do campo Casa Grande e instalação de uma horta comunitária. A Sabesp está acompanhando o andamento das obras para realizar a instalação dos relógios de água. Além disso, a sinalização e alteração no trânsito do local está sendo estudada pelo Departamento de Trânsito, para melhor atender aos moradores, visando a segurança de todos. Serão colocadas lombo-faixas e semáforos. 

A obra do bairro 15 de Julho faz parte do Diadema de Cara Nova, o novo programa do governo, e visa promover qualidade de vida, elevar a autoestima da cidade e melhorar a saúde da população com as obras de saneamento ambiental. 

Programa Diadema de Cara Nova 

A Prefeitura de Diadema vai investir R$ 105.036.345,78 no programa. O recurso para realização das obras foi repassado pela Sabesp, resultado da quitação da dívida de R$ 1,2 bilhão com a empresa municipal Saned. 

Entre as melhorias previstas estão 184 km de vias que serão asfaltadas, revitalização de 26 núcleos habitacionais, beneficiando 15 mil famílias, e de 3 centros comerciais (Serraria, Piraporinha e Centro), além da reforma de praças, pontos de táxi e de ônibus. O programa prevê também reforma de guias, sarjetas e obras de drenagem. As obras serão executadas em até 12 meses. 

Os núcleos e vielas também serão beneficiadas com as obras de infraestrutura como impermeabilização de asfalto, corrimão de escadarias, obras de drenagem e acessibilidade. O Núcleo Habitacional 18 de Agosto, no bairro Taboão, será o primeiro a receber intervenção. Também estão previstas obras nos Núcleos Itália, Inglaterra, Vila Olinda, Vila Oriental, Amuhad, Santa Cândida, Parque Real, Inamar, Imbaúva, Cidade de Deus, Cidade do Alto Irapuru, Maria Teresa, Dom João VI, Nações, Berlim, Vila Odete, Vila Alice, Bosque Real, Santa Luzia, Santo Ivo e Portinari.