Cidades Diadema

Máquinas de Braille facilitam aprendizado de deficientes visuais


Postada em 16/03/2016 às 17:08
Por Prefeitura de Diadema

Por Renata Nascimento / Fotos: Ronaldo Lima

Quem frequenta a Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira e possui alguma deficiência visual ganhou mais uma oportunidade para aprender ou aperfeiçoar a comunicação utilizando o sistema Braille. Nesta quarta-feira (16/3), o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema entregou 14 máquinas de Braille, que passaram por manutenção e estão disponíveis para uso durante as oficinas ou por agendamento.

Diadema possui um cinema público, uma Casa de Memória, 25 equipamentos culturais e mais de 200 oficinas gratuitas. Já a Biblioteca Interativa de Inclusão são oferecidas atividades de Braille, Libras (Língua Brasileira de Sinais), massoterapia e Histórias em Quadrinhos (HQ).

Atualmente, 16 pessoas estão matriculadas na oficina de Braille. As aulas acontecem todas as quartas- feiras, das 14h às 16h. O acervo de obras nesta categoria chega a 120 títulos, entre literatura nacional e internacional. Por mês, 500 pessoas visitam a biblioteca, incluindo os participantes de quatro oficinas.

Boa causa

A manutenção das máquinas de Braille foi possível graças a arrecadação em eventos e outras ações beneficentes realizado pelo Fundo Social de Solidariedade. Por não receber verba da Prefeitura, o Fundo é mantido com recursos de bazares, eventos beneficentes e convênios com o Governo do Estado de São Paulo.

O professor voluntário de Braille e deficiente visual, Wilson Luiz de Oliveira, acredita que a vinda dos equipamentos fará diferença na aprendizagem dos participantes. “Algumas dessas máquinas serão usadas para educação. Com elas, o aprendizado ficará mais fácil. O Braille serve para alfabetização de crianças e escrever corretamente, ligando fonética à ortografia”, pontuou. Durante as aulas são utilizadas máquinas e regletes, aparelho usado para escrita manual de Braille. 

Inclusão

A Biblioteca Interativa de Inclusão Vila Nogueira é um espaço totalmente adaptado e tem capacidade para produção de textos em Braille e em áudio. Além das oficinas, a biblioteca atende a demanda específica de deficientes visuais e ao público em geral, com empréstimo de livros, leitura de jornais e revistas e pesquisas diversas.

Além da biblioteca, a população ainda conta com o Centro de Atenção à Inclusão Social (CAIS), que atende crianças, jovens e adultos com todos os tipos de deficiências (visual, física, auditiva, intelectual, e distúrbios de aprendizagem) e Transtornos Globais do Desenvolvimento (autistas e psicóticos). O serviço oferece recursos de suporte pedagógico especializados à rede municipal de ensino, discute com a comunidade e implementa as diretrizes políticas da Educação Inclusiva.

 

Serviço:

Biblioteca Interativa de Inclusão Vila Nogueira

Rua Bernardo Lobo, 263 – Vila Nogueira

Tel.: 4077-0122.

 

Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema

Rua Almirante Barroso, 111 – Vila Santa Dirce

Tel.: 4057 7788