Cidades São Caetano

CVV abre curso para novos voluntários em São Caetano


Postada em 11/02/2016 às 15:58
Por Da Redação

Muitas pessoas querem dar mais utilidade às horas disponíveis e não sabem como começar. O CVV(Centro de Valorização da Vida), ONG que presta apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente há 53 anos, abriu programa de seleção e capacitação de voluntários em diversos estados.

Para se tornar voluntário do CVV é preciso ter pelo menos 18 anos de idade, quatro horas semanais para conseguir realizar plantões e disposição em ouvir as pessoas. “Quem busca a ajuda do CVV normalmente está vivendo um momento de angústias, conflitos internos, sensação de solidão ou tristeza profunda”, explica Carlos Correia, voluntário do CVV há 23 anos.

Segundo Carlos, o voluntário aprende a conversar de forma a não julgar as emoções e intenções das pessoas, mas colocar-se à disposição para ajuda-las. “Normalmente, começamos a atuar no CVV achando que faremos bem exclusivamente a outras pessoas, mas com o tempo percebemos que uma parte desse benefício acaba vindo para nós também”, comenta.

Um grande número de pessoas que procura o CVV possui ideias suicidas ou pode caminhar para este ponto se não conseguir ajuda a tempo. Carlos comenta que os voluntários já receberam diversos contatos de pessoas que agradeceram o atendimento, afirmando que provavelmente não estariam vivas sem esse apoio.

No mês de março, quando completa 54 anos, diversos postos de atendimento do CVV em todo o país vão organizar os cursos para formação de novos voluntários, chamados de Programa de Seleção de Voluntários. Para saber informações sobre data, horário e local, acesse a página do CVV (www.cvv.org.br) ligue 141 ou informe-se no posto mais próximo.

Mais informações e inscrições pelo email [email protected] ou pelo telefone 4228-4111 ou ainda on line pelo site www.cvv.org.br.