Cidades Diadema

Consumo de combustível da frota da Prefeitura cai 50% em Diadema


Postada em 10/02/2016 às 15:38
Por Prefeitura de Diadema

Por Helena Mazzoni

A Prefeitura de Diadema fechou o mês de janeiro com uma redução de 50% do consumo da sua cota de combustível utilizada pela frota de carros e caminhões de todas as secretarias. A frota de Diadema conta com cerca de 100 veículos, incluindo ambulâncias, vans escolares, viaturas da GCM, caminhões e tratores. 

As ambulâncias e viaturas da Guarda não tiveram as cotas reduzidas, uma vez que são utilizadas frequentemente e sem média de gasto. 

A meta inicial, estabelecida em 2012, era reduzir 30% da utilização do combustível. Para o processo, as secretarias otimizaram as viagens e começaram a usar álcool nos carros flex. Com a economia do combustível, 16,3% do orçamento reservado foi poupado.

Para contribuir com o processo, as planilhas de controle de combustível, que antes eram feitas manualmente, passaram a ser feitas pelo sistema RSYS, que define e monitora as cotas utilizadas pelas secretarias. Assim, o controle passou a ser mais constante e rigoroso.

O chefe de divisão de Almoxarifado e Patrimônio, Candido Forte, afirma que a cobrança pelos relatórios de movimentação dos carros é feita regularmente. “Tudo em termos de consumo passou a ter um controle mais severo”, diz. 

As cotas dos veículos foram estabelecidas com base na média de utilização por mês. Os funcionários foram motivados pelos secretários sobre a redução e são lembrados constantemente sobre a importância da economia, que se estende também para outros itens, como papel e energia elétrica.

O diretor de Frota, Gilson Trindade, cita como exemplo a captação de água de chuva para utilização na lavagem dos veículos. “Fizemos um sistema de captação de água de sete mil litros na Secretaria de Obras e estamos com projeto para ampliação”. 

A ação faz parte do planejamento de redução de gastos das secretarias, que estão em campanha frequente sobre diminuição de custos. O Almoxarifado Central mantém o controle de consumo de todos os materiais utilizados pelas secretarias, focando sempre na redução de custos e consumo.