Cidades Diadema

Casa da Economia Solidária inaugura Ecoloja


Postada em 04/02/2016 às 13:26
Por Prefeitura de Diadema

Por Marina Ferreira / Fotos: Ronaldo Lima

Com foco na sustentabilidade e, ao mesmo tempo, visando oferecer um lugar de descanso para os clientes, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Casa da Economia Solidária, abre mais um espaço no Shopping Praça da Moça. 

Cedida gratuitamente pelo shopping, a Ecoloja foi inaugurada, na última semana, com o objetivo de levar ao público mais informações sobre ecologia e, também, a reutilização de alguns materiais, evitando o descarte desnecessário.

Sem produtos para comercialização, o ambiente disponibiliza aos visitantes um espaço aconchegante, com sofás e poltronas para descansar, voltado para quem quer conversar ou apenas ler um livro. 

“É muito importante essa parceria que nós temos com o shopping e que só vem crescendo. As pessoas conhecem o trabalho desenvolvido pela Casa da Economia Solidária, voltado para e educação ambiental e também atividade de oficinas, apoio às cooperativas e capacitação aos empreendedores ”, afirmou Antonio Pires Soares, coordenador da Casa da Economia Solidária. 

Hortas suspensas com garrafas pet, plantas, pedras e madeiras picadas reproduzindo uma trilha e, sofás e poltronas produzidos com pallets pelo Projeto Okawango, também da Casa da Economia Solidária, trazem ao ambiente o conceito de respeito ao meio ambiente e sustentabilidade que a loja propõe ao público.  Além disso, cartazes com mensagens sensibilizando a população incentivando  a reutilização de materiais também integram a decoração do espaço.

“A Ecoloja é um espaço de convivência criado para proporcionar aos consumidores momentos de bem estar e reflexões sobre ações sustentáveis e mudanças de hábito em prol da preservação ambiental” afirma o gerente de Marketing do Shopping Praça da Moça, Danilo Senturelle.

Espaço Social da Economia Criativa

Além desse espaço, o shopping conta com outra loja desenvolvida pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Casa da Economia Solidária. O Espaço Social de Economia Criativa, inaugurado em setembro de 2015, conta com uma decoração que também usa o conceito de sustentabilidade e reutilização de materiais. Luminárias feitas de PET e móveis confeccionados com troncos de árvore, pneus e pallets de madeira são exemplos disso.

O espaço ainda oferece um ambiente para leitura e troca de livros, oficinas grátis de artesanato e educação ambiental, além de funcionar como ponto de coleta de materiais recicláveis utilizados na confecção de produtos vendidos no Espaço.

Parte da renda obtida com a venda dos produtos é destinada ao Fundo Social para aquisição de itens utilizados nos cursos profissionalizantes, oficinas e ações sociais promovidos gratuitamente aos moradores da cidade.

Casa da Economia Solidária

A Casa da Economia Solidária foi criada para abrigar os projetos da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares Solidários (IPEPS) já existente, como Unimita (associação de construção civil), Okawango (recuperação de estofados e móveis), costure bem, carrinho de churrasco, milho e tapioca, projetos Bem Viver Reciclar faz bem, cooperativa de materiais recicláveis, feira de economia solidária e artesanato, associação de deficientes visuais – massagem corporal em feiras e empresas.

Serviço:

Ecoloja

Shopping Praça da Moça. Rua Graciosa - Centro, Piso Araucária

 

Fundo Social de Solidariedade de Diadema

Paço Municipal. Rua Almirante Barroso, 111 – Vila Santa Dirce.

Tel.: (11) 4057 7788.

 

Casa da Economia Solidária

Rua Professor Evandro Caiaffa Esquivel, 127 – Centro