Cidades Diadema

CCZ de Diadema orienta sobre contato com morcego


Postada em 21/01/2016 às 17:38
Por Prefeitura de Diadema

Por Renata Nascimento

Nas áreas urbanas, é comum que os moradores tenham animais domésticos, como gatos e cachorros. Entretanto, algumas pessoas preferem animais mais exóticos. O problema chega quando um deles é silvestre ou pode transmitir doenças ao homem, como é caso do morcego.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema orienta a população que, ao encontrar um morcego, nunca toque com as mãos sem proteção. O ideal é chamar o CCZ e, caso for recolher o animal, faça com luva de couro de raspa. “Na região do Grande ABC e São Paulo, há morcegos que podem transmitir a raiva. Isso acontece quando o animal é manipulado, podendo causar mordidas ou arranhaduras imperceptíveis na pele”, explica a médica veterinária e coordenadora de Vigilância à Saúde, Ester Dainovskas. 

A raiva é uma doença que mata. Por esse motivo, é importante saber como agir nessas situações. Caso a pessoa entre em contato com um morcego, lave imediatamente a área afetada e procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

 

Cuidado

Classificado como animal silvestre e protegido por lei, o morcego não pode ser morto ou capturado vivo, salvo com autorização do IBAMA. Outra característica é que nem todo morcego se alimenta de sangue e, nas áreas urbanas, a maioria tem o hábito de comer insetos, frutas e néctar de flores.

Eles preferem lugares quentes, fechados e escuros e, quando encontram abrigos em casa, podem conviver com os humanos. Para evitar que isso aconteça, o ideal é colocar tela de malha de 1 cm nas janelas, vedar vãos e buracos nas residências, além de fechar porões, pisos falsos e cômodos pouco utilizados.

Ao identificar a presença de morcegos, deixar as janelas abertas e espantá-lo para fora com a ajuda de um pano. “Esses animais possuem hábitos noturnos e para fechar os possíveis locais de abrigo, é importante fazer após o entardecer para que o morcego não fique preso na residência”, afirmou a coordenadora. Ela ainda ressalta que cães e gatos têm grande possibilidade de entrar em contato com morcegos doentes, assim, mantenha-os em casa e só saia à rua com eles utilizando coleira e guia.

 

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema

Rua Ipoá, 40 - Inamar

Tel.: 0800 77 10 963