Cidades Diadema

Procon de Diadema alerta consumidores sobre assistência técnica


Postada em 11/01/2016 às 09:50
Por Prefeitura de Diadema

Com o início do ano, aumentam as reclamações sobre produtos comprados no Natal e que apresentam defeitos. Brinquedos, eletrodomésticos ou qualquer outro tipo de aparelho que apresentar problema durante o prazo de garantia deve ser encaminhado para o revendedor ou para a assistência técnica autorizada. Depois do prazo de garantia estabelecida pelo fornecedor, deve ser encaminhado à assistência técnica ou para um prestador de serviços da confiança do proprietário. 

Quando se trata de deixar equipamentos na assistência técnica para reparos, o consumidor deve estar atento e tomar alguns cuidados especiais em relação ao estabelecimento ou prestador de serviço. 

Quando o produto não estiver mais na garantia, o consumidor precisa solicitar o orçamento antes de contratar o serviço e deve estar ciente do valor da mão de obra, as peças e/ou equipamentos que serão trocados, o tempo previsto para o serviço, condições de pagamento e dados do fornecedor de maneira clara. Caso não concorde ou não entenda com algum do termos, o consumidor não deve assinar o contrato antes de solucionar suas dúvidas e estar de acordo com todo o orçamento. 

Alguns estabelecimentos cobram pelo orçamento. Segundo o Procon, essa prática não é irregular, mas os prestadores do serviços não podem cobrar sem a ciência do consumidor. 

Quando for necessário trocar alguma peça, a substituição deve ser feita por outra nova e original. Peças seminovas só poderão ser usadas com a autorização do consumidor. Há garantia para peças novas, porém peças usadas deixam de ter garantia. Neste caso o risco é por conta do consumidor que autorizar a colocação da peça.

Se o consumidor não ficar satisfeito com o serviço entregue, pode pedir reembolso do valor pago ou para que o serviço seja refeito, sem custos adicionais. Como todo produto ou serviço prestado, é importante guardar o orçamento, recibos e notas fiscais.

O fornecedor precisa entrar em contato com o consumidor assim que o produto estiver pronto e, se não for retirado no prazo, não poderá ser cobrado valor a mais.  Para os casos de roubo ou furto durante o período de assistência, a responsabilidade do produto é do fornecedor, que deve pagar o valor do produto no mercado. 

O Procon de Diadema atende de segunda-feira a sexta-feira na Avenida Sete de Setembro, 400. As senhas são distribuídas às 8h30 para atendimento no período da manhã e às 12h para o atendimento à tarde. Mais informações pelo telefone 4053-7204.