Cidades Diadema

CCZ intensifica as ações de combate a acidentes com escorpiões


Postada em 21/12/2015 às 15:45
Por Prefeitura de Diadema

Por Marina Ferreira / Foto: Helena Mazzoni

Após monitorar os bairros Vila Élida e Conceição, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deu continuidade às ações de orientação aos moradores e monitoramento de locais de possível presença de escorpiões. A vistoria foi realizada no bairro Parque Real, contou com a presença de 16 profissionais e teve duração de dois dias, 18 e 21.

Para a coordenadora do CCZ a população precisa se conscientizar e mudar alguns hábitos. “Nos quintais das casas tinha muita sujeira, acúmulo de madeira e lixo. Tudo isso atrai baratas, que é o alimento principal do escorpião”, concluiu.

Vale a pena lembrar algumas medidas que podem ser adotadas pela população: eliminar material de construção, entulho e folhas secas; manter jardins e terrenos baldios limpos; acondicionar o lixo doméstico em sacos plásticos fechados e em recipientes com tampa para evitar proliferação de insetos, principalmente baratas; vedar frestas, buracos em paredes ou assoalhos, ralos de pias e tanques; afastar a cama da parede e vistoriar roupas e sapatos antes de vesti-los.

Com o início do verão, o clima quente e úmido são requisitos favoráveis para a proliferação de escorpiões, que é realizada de forma partenogênese, ou seja, sem a necessidade de um escorpião macho para procriação.

Caso a pessoa encontre um escorpião e seja possível, coloque-o dentro de um vidro e encaminhe para o CCZ. Lá, os profissionais estarão à disposição para orientar os moradores pelo telefone 0800 7710963.