Cidades Mauá

Prefeitura e UFABC apresentam plano de trabalho para 2016 no Polo de Mauá


Postada em 18/12/2015 às 17:51
Por Prefeitura de Mauá

Professores da rede de Ensino Fundamental e Médio de Mauá poderão participar de aulas em disciplinas de graduação e em cursos de pós-graduação ofertados na Universidade Federal do ABC, dentro das atividades propostas no Plano de Trabalho para 2016, apresentado nesta sexta-feira (18), pelo reitor Klaus Kapelle e prefeito Donisete Braga, no Polo Mauá da instituição. 

“Esse avanço significa muito para o desenvolvimento da educação na nossa cidade”, avaliou o prefeito. Para ele, a integração firmada entre a Universidade e a Prefeitura, iniciada em 2013 com a implantação da Escola Preparatória da UFABC, foi importante para a população. 

“A Escola Preparatória foi a oportunidade para muitos moradores de voltar a estudar e poder sonhar com um curso superior se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, quando muitos nem teriam condições de frequentar um cursinho”, considerou Braga.  Com as outras atividades, segundo Donisete Braga, os benefícios serão para a comunidade, professores da rede e empresas locais que vão ganhar em tecnologia e inovação. 

“A Escola Preparatória já é uma história de sucesso, pois passaremos a marca de mil alunos beneficiados com a turma em 2016”, comemorou o reitor. “O Polo vai fazer tudo que a escola já fazia e vai ter muitas outras atividades”, afirmou. Para ele, ao se pensar em universidade se pensa em ensino, pesquisa e extensão, papéis que a Universidade já está desenvolvendo no município. “A parceria com o Sebrae também vai possibilitar que o atendimento de empresas da cidade avance nas questões da inovação tecnológica, internacionalização e inclusão social”, disse Kapelle. 

A criação de um polo do Mestrado Profissional em Ensino e Interdisciplinaridade na Educação Básica em Rede Nacional, com uma turma com até 10 alunos, que possam cursar disciplinas obrigatórias no polo de Mauá foi outro ganho para a cidade. Os cursos serão nas modalidades presencial, semipresencial e/ou à distância. Os profissionais poderão participar de oficinas, como ‘Aplicações de Objetos de Aprendizagem em Sala de Aula’, ‘Criação de Vídeo Aulas’ e ‘Como usar a Web Conferência para Apoiar o Ensino’. 

A secretária de Educação, Lairce Rodrigues de Aguiar, “o que nos deixa felizes é a possibilidade de deixar de ser unicamente Escola Preparatória para ser Polo da UFABC, com investimento na formação dos nossos educadores, o que vai aumentar significativamente nossa capacidade para desenvolvermos nosso trabalho cada vez melhor.” 

“A UFABC colaborou na construção do Plano Municipal de Educação, e hoje somos uma das universidades da cidade de Mauá, o que demonstra o avanço no ensino superior no município”, explicou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Pansarelli. 

Conforme o Plano de Trabalho, também serão realizadas oficinas de capacitação sobre Empreendedorismo, Canvas, Design Thinking, Registro de Marcas e Patentes e Marketing. 

Em parceria com o Sebrae, serão montados planos de negócios para empresas, inclusive do Polo do Sertãozinho,  e promovidas reuniões com agentes locais de Inovação, para dar encaminhamento aos plantões da agência de inovação tecnológica, com possibilidade de formação, oportunidades de negócios e consultoria.

Alunos do Ensino Médio terão acesso a informações sobre Empreendedorismo e será disponibilizado espaço a ser compartilhado entre entidades estudantis do município. 

Considerando a infraestrutura administrativa e demanda interna dos cursos de idiomas e nos cursos de formação de professores de idiomas, haverá a possibilidade de atender as demandas do Polo de Mauá em 2016 e  público externo. 

Os servidores do município poderão pleitear as vagas nas aulas de idiomas de ampla concorrência participando dos processos seletivos. As aulas serão ministradas na UFABC Campus Santo André. 

A Escola Preparatória da UFABC foi inaugurada em 13 de junho de 2013 e prepara moradores de Mauá, oriundos da educação pública, para as provas do Enem. Começou com 160 alunos, distribuídos em turmas vespertina e noturna; em 2014 foram 240; e em 2015 iniciou oferecendo 320 vagas. Segundo a assessoria da UFABC, 60% dos 720 alunos foram aprovados em vestibulares. A oficialização do Polo Mauá foi assinada em 10 de março deste ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 18/12/2015 17:51