Cidades Mauá

Já observou a pessoa mais próxima de você hoje?


Postada em 16/12/2015 às 22:47
Por Prefeitura de Mauá

Ela cumpre sua escala de plantão na Prefeitura, sempre muito observadora, séria e compenetrada. Orgulhosa, exibe duas medalhas de natação obtidas em Olimpíadas das Guardas Civis Municipais (GCM) das sete cidades do ABC paulista.

Ela é Zenit Gruttner Soares, ou a gcm Zenit, com muitas histórias.

Há 19 anos, a guarda Zenit decidiu entrar para a corporação. “No princípio, foi para ajudar meu marido. E eu me apaixonei pela minha profissão”, explicou. Também revelou que o que mais a encanta é o fato de ajudar as pessoas: “isso não tem preço.”

Incansável, a gcm participa dos cursos de formação continuada oferecidos pela instituição. Só neste ano, já fez cursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça; tiro e outros.

Na conversa, Zenit revela outras facetas. Seus olhos ficam mais azuis quando conta a sua história. Viúva, ela devaneia ao se lembrar do marido, Cosmo, falando de um grande amor. “Cosmo e Zenit, o Universo total e infinito e o ponto mais alto no céu”, diz a analogia astronômica da guarda. Pelo nome, as filhas refletem mais a sua profundidade na forma de ver a vida, Renata, a renascida, e Monica, a conselheira.

Mas, a conversa tinha começado pelas medalhas. A primeira chegou na olimpíada realizada em São Caetano do Sul, nos 50 metros, nado costas. A segunda, em Santo André, nos 50 metros, nado Crow. A surpresa é que a atleta nada há apenas quatro anos, duas vezes por semana numa academia de Mauá, e competiu sem a menor pretensão de sucesso.

“Quando estou estressada, deixo minhas dores na água, meu corpo pede, sinto prazer e bem estar”, declara Zenit, finalmente exibindo um sorriso.

Ela fez várias tentativas antes de se encontrar na natação. Musculação, dança do ventre, hidroginástica e, ao experimentar a natação, concluiu: “é essa que eu quero aprender.”

Novamente o rosto se ilumina, porque ela se encontrou na natação. “Hoje tenho mais qualidade de vida, não tomo mais remédio para as dores na coluna ou pressão alta, melhorei muito e ainda trouxe medalha para a corporação. E nessa idade!!!”.

Mas, idade é um assunto subjetivo, que fica para depois...

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 16/12/2015 22:47