Cidades Diadema

Centros comerciais recebem policiamento para compras de Natal


Postada em 16/12/2015 às 09:56
Por Prefeitura de Diadema

Por Heitor Bisi

Os clientes dos 11 centros comerciais de bairros em Diadema poderão fazer suas compras com mais tranquilidade. Desde o início de dezembro a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificou suas rondas nesses locais, com reforço de efetivo. O objetivo é ampliar a segurança dos centros comerciais e entornos (Centro, Piraporinha, Canhema, Taboão, Paineiras, Eldorado, Casa Grande, Serraria, Inamar, Campanário e Conceição), que recebem muitos clientes nesta época do ano. 

As rondas, feitas por GCMs, percorrem os centros comerciais a pé e em viaturas e motos, no horário das 7h às 23h, até o dia 4 de janeiro. A GCM também conta com auxílio das 64 câmeras da Central de Videomonitoramento distribuídas por todos os bairros de Diadema. “As câmeras nos proporcionam um policiamento mais preciso junto aos centros comerciais. Elas permitem o combate imediato dos crimes, além da distribuição do efetivo de acordo com as ocorrências apresentadas”, afirma Valdinar Siliro da Hora, comandante da GCM (Guarda Civil Municipal).

O comandante também destaca a atuação do Observatório Municipal de Segurança, que faz parte da Secretaria de Defesa Social de Diadema. Ele é o responsável pelo mapeamento da criminalidade, ao coletar os Boletins de Ocorrência (B.O.s) dos quatro Distritos Policiais do município. “O Observatório funciona como um ‘termômetro’ da criminalidade em Diadema”, diz Valdinar.  “O levantamento nos permite conhecer quais bairros e/ou locais que apresentam mais ocorrências. Os números nos dão precisão ao combate da criminalidade”, conclui.