Cidades Santo André

Alunos do bairro Cidade São Jorge aprendem sobre meio ambiente na horta da escola


Postada em 14/12/2015 às 14:08
Por Prefeitura de Santo André

Iniciativa, que faz parte do programa Mais Educação, recebeu visita do prefeito Carlos Grana na última sexta-feira (11)

Segunda-feira, 14 de dezembro de 2015 - Possibilitar às crianças o contato com a terra, tão raro nos dias de hoje nas grandes cidades, ensinar a reconhecer os vegetais e o que é preciso para que se desenvolvam, o respeito à natureza, a importância do reaproveitamento de restos de alimentos e da economia da água são apenas alguns dos benefícios que a horta da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José do Prado, na Cidade São Jorge, traz para os alunos que fazem parte do programa Mais Educação.

A iniciativa, encabeçada pelo monitor Cláudio Cícero da Silva, de 38 anos, recebeu a visita do prefeito Carlos Grana, na última sexta-feira (11), que foi conferir os resultados do trabalho realizado na unidade. “Não queremos uma escola em que as crianças só aprendam português, matemática, geografia. As crianças precisam aprender também cidadania. A escola precisa formas as pessoas para o trabalho, mas também para a vida”, disse o prefeito.

O projeto Mais Educação acontece em 20 escolas da rede municipal de ensino, possibilitando aos estudantes a permanência por duas horas diárias a mais na unidade. Nesse período, os alunos têm atividades de artes, música, esporte, orientação para os estudos e meio ambiente, dia em que as crianças trabalham na horta. Cerca de 2 mil crianças, com idades entre 6 e 10 anos, participam do Mais Educação, sendo que 100 crianças são atendidas pelo programa na Emeief José do Prado.

Todas elas põem as mãos na terra e participam ativamente da manutenção da horta. Assim, vão aprendendo lições importantes como a importância do aproveitamento de restos de comida para a produção de adubos, do uso de garrafas pets e embalagens para funções práticas, como delimitação dos espaços na horta, e a produção de um gotejador, além do uso consciente da água, mesmo no plantio.

“Eu me sinto muito realizado passando para as crianças o conhecimento que adquiri em muitos anos trabalhando com a terra e com alimentos saudáveis. Porque é preciso ensinar para as crianças o respeito pela natureza, a importância da preservação, do manuseio correto das plantações e de uma alimentação saudável. As crianças de hoje têm muito pouco contato com a natureza” frisou Cláudio.

Para a aluna Sofia Gimenez Pereira, dia de ir na horta é especial. “Eu gosto muito de mexer na terra e de cuidar das plantas. Aprendo muito. Eu até aprendi como chama o cocozinho da minhoca”, contou Sofia Gimenez Pereira. “Chama humus”, acrescentou sorrindo.

Sobre a Secretaria de Educação

O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 32 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).

Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.

Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas. A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.Mais informações para a imprensa

Paola Zanei –Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. // .b">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. // .b