Cidades Santo André

Guarda Civil Municipal começa Operação Preventiva Final de Ano


Postada em 10/12/2015 às 17:19
Por Prefeitura de Santo André

Ação para reforçar a segurança em centros comerciais do município será realizada neste mês; Polícia Militar lançou também a Operação Natal

Santo André, 10 de dezembro de 2015 – Com o objetivo de reforçar a segurança nos principais centros comerciais de Santo André durante o período de compras de final de ano, a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), iniciou, nesta quinta feira, a Operação Preventiva Final de Ano, iniciativa que intensificará durante o mês dezembro a vigilância em ruas com grande quantidade de lojas e circulação de pessoas.

A ação preventiva vai abranger as principais vias com grande concentração de pontos comerciais como Rua Cel. Oliveira lima, Avenida Carijós, Rua Oratório, Avenida Vieira de Carvalho, Avenida Martim Francisco, Rua Evangelista de Souza e Largo do vila Luzita. A GCM tem como referência estes locais e adjacências. A operação vai empregar Bases Moveis, viaturas setoriais, equipes de patrulhamento a pé, além de equipes especializadas de ROMO e ROMU, que contam com o apoio dos GCMs que prestam serviço na central de monitoramento.

“Vamos empregar os recursos possíveis do Departamento da Guarda Municipal para que a população realize as compras e as festas de forma mais segura possível. Nossas câmeras estão sendo direcionadas para as áreas comerciais, bem como o patrulhamento móvel e à pé. Estamos tomando a cautela de integrar o policiamento com os órgãos do Estado para não haver emprego de equipes no mesmo local, ampliando as áreas de atuação e levando melhores e mais serviços à população”, reforçou o comandante da GCM, Rogério Durante.

NATAL SEGURO – Ainda nesta quinta-feira, 10, a Polícia Militar lançou no Paço andreense, a Operação Natal Seguro Integrado, da qual a GCM também irá atuar em parceria com demais órgãos da Prefeitura. A ação contará além do efetivo normal, dos Programas de Força Tática, ROCAM e Rádio Patrulhamento, que executarão atividades especificas, além do Departamento de Engenharia de Tráfego, Guarda Municipal, Secretaria de Segurança Urbana, CRAISA, Secretaria de Inclusão Social, Conselho Tutelar e Depto de Controle Urbano, que contribuirão com o trabalho integrado.

Fotos: Anderson Pedro/PMSA

Sobre a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária

A Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária tem como objetivo coordenar as políticas públicas municipais de segurança, buscando a prevenção primária da criminalidade e violência urbana, e ainda, reduzir o índice de criminalidade e mediação de conflitos, proteger os bens, serviços e instalações municipais.

A pasta tem como órgãos subordinados o Departamento da Guarda Municipal, que conta com efetivo de 627, sendo 516 guardas e 111 seguranças patrimoniais, além de 85 viaturas; o Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, o Departamento de Articulação de Políticas de Segurança, a Assessoria Especial de Articulação de Políticas de Prevenção à Violência Urbana, a Corregedoria da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a Supervisão da Junta do Serviço Militar.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Mais informações para a imprensa: Daniel Betega – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. //