Cidades Santo André

Papai Noel Azul, da Guarda Civil Municipal, distribui alegria nas creches municipais


Postada em 09/12/2015 às 15:10
Por Prefeitura de Santo André

Nesta quarta-feira, 9, cerca de 350 crianças receberam balas e guloseimas para celebrar a data que se aproxima; visitas continuam durante todo o mês

Santo André, 9 de dezembro de 2015 – Um Guarda Civil Municipal aposentado que chega de moto da corporação nas creches municipais. Assim, há 29 anos, Roberto Lisboa Raab incorpora o bom velhinho nas cores da GCM andreense criando um ambiente diferente e inusitado. Nesta quarta-feira, 9, cerca de 350 crianças da creche Irmã Rosina, na Vila Pires, receberam balas e guloseimas para celebrar a data que se aproxima, espalhando o clima natalino por onde passa. Neste ano, mais de 5 mil crianças receberão a visita do Noel em toda a rede municipal de ensino.

“Esse trabalho surgiu em meados de 1987, quando fizemos algo menor, dentro da sede da Guarda. A partir daí decidi que seria para a vida toda. A cada ano passo por uma experiência nova e recebo uma energia tão grande das crianças que perdura durante todo o ano. O que eu posso fazer por elas não tem preço; quando vejo todos esses sorrisos me sinto uma pessoa recompensada”, complementa Raab. O GCM aposentado conta desde o início com a colaboração da Subcomandante da corporação, Vilma da Silva Tavares, e demais membros da GCM.

O processo de agendamento com as escolas municipais e creches começa bem antes do mês de dezembro. “Montamos um cronograma para que possamos atender ao maior número de instituições de ensino possíveis. Assim que concluído, contamos com a colaboração das escolas na montagem dos kits com balas e doces para alegrar os pequenos”, complementou Tavares. O cronograma do Papai Noel Azul prossegue durante todo mês de dezembro nas creches da cidade.

Fotos: David Rego Jr./PSA

Sobre a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária

A Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária tem como objetivo coordenar as políticas públicas municipais de segurança, buscando a prevenção primária da criminalidade e violência urbana, e ainda, reduzir o índice de criminalidade e mediação de conflitos, proteger os bens, serviços e instalações municipais.

A pasta tem como órgãos subordinados o Departamento da Guarda Municipal, que conta com efetivo de 627, sendo 516 guardas e 111 seguranças patrimoniais, além de 85 viaturas; o Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, o Departamento de Articulação de Políticas de Segurança, a Assessoria Especial de Articulação de Políticas de Prevenção à Violência Urbana, a Corregedoria da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a Supervisão da Junta do Serviço Militar.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Mais informações para a imprensa: Daniel Betega – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. //