Cidades

Mulheres ocupam imóvel para denunciar violência

Movimento Olga Benario ocupa casa em São Caetano para chamar atenção para a violência contra a mulher.


Postada em 23/11/2024 às 14:31
Por Canal ABC

Em um ato de protesto e denúncia, o Movimento de Mulheres Olga Benario ocupou um imóvel vazio em São Caetano do Sul. A ocupação, batizada de Casa da Mulher Operária Alceri Gomes, aconteceu na sexta-feira (22/11), às vésperas do Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro.

Segundo as integrantes do movimento, a ocupação é uma forma de chamar atenção para a crescente violência contra as mulheres na região e no país. Elas denunciam a falta de políticas públicas efetivas para combater o problema e a impunidade dos agressores.

A Casa da Mulher Operária Alceri Gomes funcionará como um espaço de acolhimento e apoio às mulheres vítimas de violência. O local oferecerá atendimento psicológico, jurídico e social, além de atividades culturais e educativas.

O Movimento Olga Benario é uma organização feminista que atua na defesa dos direitos das mulheres há mais de 30 anos. O nome do movimento homenageia a militante comunista Olga Benario Prestes, que foi presa e torturada durante a ditadura Vargas e morreu em um campo de concentração nazista.