Um estudo científico realizado no Mar da Galileia pode ter desvendado o mistério por trás do milagre bíblico da multiplicação de peixes.
Postada em 12/11/2024 às 08:22
Por Canal ABC
Um estudo científico publicado na revista Water Resources Research sugere uma explicação científica para o milagre da multiplicação de peixes, descrito na Bíblia. O estudo, conduzido no Lago Kinneret, ou Mar da Galileia, em Israel, onde Jesus teria vivido e realizado seus milagres, aponta para um fenômeno natural conhecido como 'upwelling'.
Durante o upwelling, ventos fortes sopram sobre a superfície da água, empurrando as águas superficiais quentes e ricas em nutrientes para longe da costa. Isso faz com que águas frias e ricas em nutrientes do fundo do lago subam à superfície, trazendo consigo uma abundância de plâncton, o alimento dos peixes. Esses peixes, atraídos pelo plâncton, se aglomeram perto da costa, facilitando a pesca em grande escala.
Os pesquisadores acreditam que este fenômeno natural pode ter ocorrido no Mar da Galileia durante a época de Jesus, explicando a abundância repentina de peixes que permitiu que ele alimentasse uma multidão com apenas alguns pães e peixes. O estudo destaca a interação entre ciência e fé, sugerindo que mesmo os eventos considerados milagrosos podem ter explicações científicas.