Cidades

Incêndios devastam agropecuária brasileira

Prejuízos chegam a R$ 14,7 bilhões, segundo a CNA, impactando produção e qualidade do solo.


Postada em 27/09/2024 às 05:34
Por Canal ABC

Os incêndios que assolaram o Brasil entre junho e agosto deste ano deixaram um rastro de prejuízos à agropecuária nacional. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima que o setor perdeu R$ 14,7 bilhões devido aos danos causados às lavouras e à criação de gado.

O cálculo da CNA considera perdas na produção de bovinos de corte, cana-de-açúcar e na qualidade do solo. De acordo com a entidade, 2,8 milhões de hectares de áreas agrícolas foram atingidos pelas chamas, afetando diretamente a produção e a renda dos produtores rurais.

Além das perdas diretas, os incêndios também podem ter consequências a longo prazo para a agropecuária brasileira. A destruição da vegetação nativa e do solo pode levar à erosão, perda de fertilidade e redução da capacidade de produção das terras.

A CNA alerta para a necessidade de medidas urgentes para prevenir e combater incêndios florestais. A entidade defende a implementação de políticas públicas que promovam o uso sustentável da terra, o fortalecimento dos órgãos de fiscalização e o investimento em tecnologias de combate ao fogo.