Cidades

Brasil despreparado para incêndios, admite Lula

Em reunião com autoridades, presidente reconhece falhas no combate às queimadas que assolam o país.


Postada em 17/09/2024 às 14:53
Por Canal ABC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu nesta terça-feira (17/9) que o Brasil não estava totalmente preparado para combater os incêndios que têm devastado o país. A declaração foi feita durante uma reunião com autoridades dos outros Poderes no Palácio do Planalto, onde foram discutidas ações para enfrentar o problema.

"O dado concreto é que, hoje, no Brasil, a gente não estava 100% preparado para combater os incêndios", afirmou Lula. "Nós temos que reconhecer que houve um problema de falta de preparo, de falta de prevenção."

O presidente destacou que o governo federal está trabalhando para fortalecer a capacidade de combate a incêndios, investindo em equipamentos e treinamento de brigadistas. "Estamos comprando aviões, helicópteros, caminhões-pipa, e estamos treinando mais brigadistas", disse.

Lula também enfatizou a importância da cooperação entre os diferentes níveis de governo e da sociedade civil no combate às queimadas. "Temos que trabalhar juntos, os três Poderes, os estados, os municípios, as ONGs, para enfrentar esse problema", afirmou.

Além do presidente, participaram da reunião o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o ministro do Meio Ambiente, Marina Silva.

O Brasil enfrenta uma onda de incêndios florestais desde o início do ano, que já consumiu milhões de hectares de vegetação. Os estados mais afetados são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amazonas.