Financiamento e mercado de carbono são prioridades do país na conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
Postada em 06/09/2024 às 10:15
Por Canal ABC
O Brasil levará à COP29, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, propostas para fortalecer o financiamento climático e criar um mercado global de carbono. O evento, que acontece de 11 a 24 de novembro em Baku, no Azerbaijão, reunirá representantes de governos, empresas e organizações para discutir ações contra o aquecimento global.
A mobilização de recursos para financiar ações climáticas em países em desenvolvimento é uma das prioridades do Brasil. O país defende o aumento do Fundo Verde para o Clima, criado para apoiar projetos de redução de emissões e adaptação às mudanças climáticas.
Outra questão central é a criação de um mercado global de carbono. O Brasil propõe um mecanismo que permita a negociação de créditos de carbono entre países e empresas, incentivando a redução de emissões e o investimento em tecnologias limpas.
Além disso, o Brasil também defenderá a inclusão de metas mais ambiciosas de redução de emissões no Acordo de Paris. O país se comprometeu a zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, mas reconhece a necessidade de acelerar as ações para mitigar os impactos das mudanças climáticas.