Cidades Diadema

CCZ realiza orientação e combate a acidentes com escorpiões


Postada em 17/12/2015 às 17:12
Por Prefeitura de Diadema

Por Renata Nascimento

Com a chegada do verão, a umidade e o clima quente tornam-se condições favoráveis para a proliferação de escorpiões nos ambientes urbanos. Por isso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema está intensificando as ações de orientação aos moradores e monitoramento de locais com potencial para aparecimento de escorpiões. Nesta sexta-feira (18/12), a equipe irá vistoriar o bairro Parque Real. 

Os profissionais também farão orientação sobre o combate a dengue. Outros bairros que já receberam o monitoramento de presença de escorpiões foram Vila Élida e Conceição. 

De acordo com a médica veterinária e coordenadora do CCZ, Carla Cruz, é importante que a população adote medidas como eliminar material de construção, entulho e folhas secas nas proximidades da casa, inclusive no quintal; manter jardins e terrenos baldios limpos; acondicionar o lixo doméstico em sacos plásticos fechados e em recipientes com tampa para evitar proliferação de insetos, principalmente baratas, que é o alimento principal do escorpião. Além disso, vedar frestas, buracos em paredes ou assoalhos, ralos de pias e tanques, afastar a cama da parede e vistoriar roupas e sapatos antes de vesti-los pode auxiliar a evitar acidentes. 

“A principal forma de controle é mudar as condições de ambientes que ofereçam local e alimento para os escorpiões. Por isso é preciso que a população também colabore na manutenção da limpeza em terrenos particulares e dentro das residências”, alerta a coordenadora. Ela ainda afirma que aplicar veneno é uma medida que pode não surtir efeito. “A resistência do escorpião ao veneno se dá também pelo fato de ele ter o hábito de ficar um longo período abrigado em locais que impedem que a substância entre em contato com ele. Além disso, quando o escorpião percebe a presença do inseticida, ele pode ficar meses sem se movimentar ou alimentar até que possa volta a sair novamente”, explica.

Ação

O escorpião é um animal de hábito noturno e prefere abrigos em locais sombreados e úmidos como buracos no solo, madeira, entulhos, pedra, materiais de construção, frestas na parede, caixas de luz, encanamento em desuso, bueiros, caixa de gordura e inspeção, roupa, calçados, entre outros.

Os mais comuns são os escorpiões amarelo (Tityus serrulatus) e marrom (Tityus bahiensis), que vivem entre três e quatro anos. Seu ferrão pode causar acidentes leves ou até mesmo levar à morte. Crianças e idosos são mais sensíveis ao veneno de animal. As reações variam de uma dor leve e inchaço até alterações na respiração e nos batimentos cardíacos e convulsões.

Caso a pessoa encontre um escorpião e seja possível, coloque-o dentro de um vidro e encaminhe para o CCZ. Lá, os profissionais estarão à disposição para orientar os moradores pelo telefone 0800 7710963. Em caso de acidente, limpe o local com água e sabão e procure um médico imediatamente. Não realize procedimentos caseiros, como amarrar o local e aplicar pomadas ou álcool.

 

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema

Rua Ipoá, 40 – Inamar

Tel.: 0800 7710963