Cidades Diadema

Curso de artesanato traz autonomia e muda a vida de alunas


Postada em 10/12/2015 às 17:28
Por Prefeitura de Diadema

Por Renata Nascimento / Fotos: Ronaldo Lima

“Trabalhar com as mãos é bom, mas trabalhar com o coração é bem melhor”, é assim que a professora voluntária, Regina Nakahama, conduz o curso de Artesanato do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema. As aulas tiveram duração de quatro meses e a cerimônia para entrega do certificado de conclusão aconteceu nesta quinta-feira (10/12), no Centro Cultural Diadema, onde as aulas são ministradas.

Desde agosto, as alunas aprenderam técnicas para confeccionar peças artesanais que utilizam potes de sorvete, filtros de café, garrafas PET, cones de linha, retalhos e outros materiais. “Aqui, aprendi como fazer coisas diferentes. Desde os conhecimentos básicos do artesanato até a criação de um produto novo”, disse a aluna Cibele Mayumi Yamamoto.

Nos últimos meses, a produção foi voltada para os artigos natalinos, como anjos de decoração, pesos de porta e guirlandas. Parte do que é produzido é destinado para bazares do Fundo Social, cuja renda é revertida para a compra de itens usados em sala de aula.

De acordo com a professora, mais da metade das alunas estão confeccionando peças em casa para presentear aos amigos e comercializar. É o caso da moradora Maria Nilza dos Passos Oliveira. “Gostei muito do curso e já estou vendendo para vizinhos e alguns conhecidos. O dinheiro ajuda, mas o sentimento melhor é de você ser capaz, ser útil”, contou.

Além de se qualificar na área de artesanato, o curso ainda beneficia as participantes com o convívio e criação de novos vínculos sociais. “Foi bom ver a mudança e a atitude das alunas no decorrer do curso. Elas aumentaram a autoestima, têm mais foco e estão mais ativas. Isso melhora a qualidade de vida das pessoas”, explica Regina.

O curso gratuito é voltado para maiores de 18 anos de idade, moradores da cidade e não exige escolaridade mínima. A próxima turma tem previsão de início em 17 de fevereiro de 2016 e as inscrições podem ser feitas no Fundo Social.

 

Serviço:

Curso de Artesanato

Centro Cultural Diadema. Rua Graciosa, 300 – Centro.

 

Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema

Paço Municipal. Rua Almirante Barroso, 111 – Vila Santa Dirce