Cidades Diadema

Seresteiros de Diadema faz show gratuito no Serraria


Postada em 02/06/2016 às 16:42
Por Prefeitura de Diadema

Por Gabriela Cardoso / Foto de divulgação

A sexta-feira será animada para os admiradores da música romântica brasileira que forem ao Centro Cultural Serraria prestigiar os Seresteiros de Diadema. No “pocket show” gratuito, às 19h, o grupo vai apresentar uma seleção musical de compositores consagrados como Tom Jobim, Chico Buarque, Pixinguinha, Dorival Caymmi, Roberto Carlos, entre outros. Além do repertório seresteiro, o grupo também inclui no espetáculo canções folclóricas regionais. A apresentação musical, parte de projeto artístico que visa resgatar e valorizar a seresta, conta com apoio financeiro pelo Fundo Municipal de Cultura de Diadema.

O estilo eclético dos Seresteiros de Diadema proporciona ao grupo realizar apresentações bem diversificadas, desde singelas homenagens aos casais apaixonados, até grandes espetáculos teatrais. Na lista dos shows já realizados pelo grupo, constam locais como asilos, albergues, residências particulares, espaços públicos, teatros e televisão. Atualmente, é composto pelos músicos Ester Santos (vocal “contralto”), Leninha Queiroz (vocal “soprano” e percussão), Marcel Queiroz (vocal “tenor” e contrabaixista) e Oscar Nakajima (vocal “barítono” e violonista).

Os Seresteiros foi criado em agosto de 2009 por alunos e funcionários da então Casa da Música de Diadema, atual Cefom (Centro de Formação Musical Olímpio Martins), com a colaboração da Secretaria de Cultura, e está devidamente registrado junto a OMB (Ordem dos Músicos do Brasil). 

Fundo Municipal de Cultura

Em novembro de 2015 a Secretaria de Cultura de Diadema lançou edital para selecionar projetos de artistas da cidade que pleiteavam apoio financeiro. Na oportunidade, o Programa de Incentivo aos Artistas Locais, do Fundo Municipal de Cultura, disponibilizou uma verba R$ 96 mil para fomentar projetos de até R$ 12 mil.

O projeto musical dos Seresteiros de Diadema foi um dos trabalhos premiados. Os recursos financeiros do Fundo são provenientes de percentual sobre a venda de ingressos no Teatro Clara Nunes.

Considerado o mais importante espaço cultural da cidade, o Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes foi prestigiado por, aproximadamente, 120.000 pessoas, nos últimos dois anos. No local, a Secretaria Municipal de Cultura oferece diversas atrações gratuitas e, também espetáculos com bilheteria.

Regido pela Lei 2937, o Fundo Municipal de Cultura é um coletivo formado por três representantes da Prefeitura de Diadema e três da sociedade civil, recentemente eleitos para o biênio 2015-2017. Além da elaboração do Edital, os membros do órgão também são responsáveis por seleção dos projetos, acompanhamento e fiscalização da  prestação de contas dos contemplados. O trabalho dos conselheiros do fundo é remunerado, ou seja, os mesmos exercem, voluntariamente, suas atividades.

SERVIÇO

Apresentação musical dos “Seresteiros de Diadema”

Dia 3 de junho (sexta), às 19h – Entrada franca

Centro Cultural Serraria

Rua Guarani, 790 - Serraria – Diadema - telefone 4056-4950