Cidades Diadema

Encontro de Educação aborda direitos humanos e diversidade


Postada em 28/04/2016 às 17:31
Por Prefeitura de Diadema

Por Renata Nascimento / Foto: Mauro Pedroso

Com a proposta de discutir novas formas para estimular a atuação dos conselheiros de educação, a Prefeitura de Diadema realizou nesta quinta-feira (28/4) o VIII Encontro dos Conselhos Escolares do Município de Diadema de 2016, na sede da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente (RECAD).  Aproximadamente 200 pessoas, entre conselheiros, pais de alunos, diretores e funcionários da área e representantes da comunidade participaram do evento que teve como tema “Fortalecimento dos Conselhos Escolares e a Contribuição dos Conselheiros nos Direitos Humanos para a Diversidade”.

Durante o Encontro, o coordenador do Grupo Matéria Rima, “Joul’, apresentou o trabalho desenvolvido com oficinas de dança, rima e discotecagem em 15 escolas municipais dentro do Programa Cidade na Escola. O grupo utiliza o conteúdo pedagógico de sala de aula para transformá-lo em músicas de hip hop. Em outubro de 2015, o grupo ganhou a etapa nacional do prêmio Itaú-Unicef, concorrendo com 1.900 projetos de todo o Brasil.

Para a arte-educadora, especialista na temática racial e professora da rede municipal, Kiusam de Oliveira, o papel dos conselhos é importante porque ele participa das tomadas de decisão e estimula um novo formato de gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas. “A arte e a cultura são aliadas imprescindíveis para a Educação. O Brasil é formado por culturas diferentes e isso se reflete na escola, por isso, o conselheiro tem que ter um olhar apurado para o racismo e o preconceito” pontuou.

Participação

Os conselheiros de Educação de Diadema representam 61 unidades escolares municipais. A Secretaria de Educação promove três encontros desses conselhos por ano para discutir propostas de melhoria no ensino e integração entre escola, família e comunidade. Os próximos estão programados para os meses de agosto e novembro.