Cidades Diadema

Conselho do Idoso de Diadema terá eleição nesta quinta


Postada em 14/04/2016 às 13:41
Por Prefeitura de Diadema

Por Marcos Lu

Para auxiliar a Prefeitura a fiscalizar e melhorar a qualidade de vida dos 30 mil idosos de Diadema, a população do município vai eleger os novos membros do Conselho Municipal do Idoso de Diadema (CMID), para mandato de dois anos. A eleição será realizada nesta quinta-feira (14/4), das 9h às 14h, em 12 locais distribuídos pela cidade. No pleito, serão eleitos um representante de entidade asilar, um de entidade não asilar, dois representantes da sociedade civil  e quatro representantes de grupos da terceira idade do município. 

“Já fui do Conselho do Idoso e sempre incentivo as pessoas a votarem porque precisamos defender e promover nossos direitos”, explica Erostina Tomaz da Silva Cerqueira, de 68 anos. Moradora do bairro Eldorado, ela também ensina técnicas de artesanato com tecidos e bordados no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI). “Além de ensinar, eu também gosto de participar dos passeios com os meus amigos da terceira idade”.

Outra eleitora, que vai prestigiar a eleição para o Conselho do Idoso, é a baiana Marinalva Lima Santos, de 61 anos. Frequentadora do CCMI, onde já fez aulas de dança de salão e dança cigana, ela é uma das dançarinas da Companhia de Dança da Melhor Idade de Diadema.  “Participar das atividades da Terceira Idade melhorou minha auto estima. Hoje, sou uma pessoa mais feliz e mais alegre. Tenho muitas amizades, minha vida mudou tanto que estou até namorando”. 

Eleição - Poderão votar na eleição, pessoas acima dos 16 anos mediante apresentação do RG, Título de Eleitor e comprovante de endereço do município. O CMID é composto por 16 membros, sendo oito representantes eleitos entre a população e oito indicados pela Administração Municipal. O exercício voluntário da função de conselheiro é considerado serviço público relevante e não é remunerado. Entre suas atribuições estão definir, acompanhar e avaliar a Política Municipal do Idoso.

SASC – De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), o município de Diadema tem cerca de 30 mil idosos, para os quais a atenção básica e preventiva na área da assistência social é oferecida pelo Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), que atende por mês cerca de 500 idosos. Já os casos mais graves de violação dos direitos dos idosos do município são encaminhados e atendidos pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).  

 

Serviço:

12 locais de votação

 

Região Centro:

Centro de Convivência da Melhor Idade – Rua Paquetá, nº 23 – Jardim Rosinha – Centro

UBS – Parque Reid – Rua Serra do Maracujá, 49 – Jd. Reid

 

Região Centro-Oeste:

UBS Serraria – Avenida Lico Maia, nº 803 – Bairro Serraria.

Centro Cultural Eleni Guariba- Rua Barão de Uruguaiana,87 – Jardim Ruyce

 

Região Sul:

Centro de Convivência da Melhor Idade – Rua Manoel Mota, nº 35 – Bairro Eldorado

UBS Jardim Inamar – Rua José Vicente, nº 122 – Jardim Inamar.

 

Região Leste:

UBS Promissão – Rua Prudente de Morais, 300 – Jardim Promissão,

Espaço Viva a Vida – Rua Barão de Iguape, 140 – Vila São José

 

Região Norte:

UBS Paineiras – Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras,

UBS Nações – Rua Itália, nº 290 – Jardim Nações

Biblioteca Santa Luzia – Rua Martins Fontes, 130 – Jardim ABC.

Instituto de Ação Social Enéas Tognini – Rua Yamagata, 265 – Jd.Takebe