Cidades Diadema

CCZ promove feira de adoção no próximo sábado


Postada em 16/12/2015 às 18:47
Por Prefeitura de Diadema

Por Marina Ferreira / Foto: Mauro Pedroso

Aqueles que estão à procura de um animal de estimação terão a oportunidade de encontrar o seu amigo de quatro patas na feira de adoção, que será realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema, neste sábado, 19, das 15h às 18h, na Praça Lauro Michels. O objetivo do evento é incentivar a acolhida de animais e orientar sobre posse responsável.

Durante a feira, os visitantes terão a oportunidade de conhecer 13 cães, sendo 10 filhotes e três com idade entre três e cinco meses e, cinco gatos, todos filhotes. Além disso, a equipe do CCZ estará à disposição para esclarecer dúvidas sobre vacinação e cuidado com os animais.

Fabiane de Cene, moradora da Vila Nogueira, adotou um filhote na feira realizada para o Dia das Crianças. “Eu e minha filha gostamos muito de animais. Depois de adotar, nossa casa mudou e agora é só alegria e brincadeiras. Minha filha até se soltou mais”, afirmou.

O evento visa também encontrar um lar para cães e gatos abandonados. De acordo com a Veterinária do CCZ, Carla Cruz, o número de cães abandonados vem aumentando e os motivos são inúmeros. “Abandonam se o cão não late ou se late muito. Também se cresceu muito ou se não cresceu. Até mesmo cão que está doente e a pessoa não tem tempo e dinheiro  para cuidar”, afirma.

Esse número cresce ainda mais principalmente nessa época de férias. Então, vale a pena ficar o alerta para quem não pode levar o seu cão ou gato na viagem. Procure um amigo para cuidar do seu animalzinho, dar ração, água e limpar  o local. “O cão que sempre morou dentro de casa, não sabe sobreviver na rua, em busca de alimento. Assim, passam sede e fome e, muitas vezes, são atropelados”, completa Carla.

Por isso, é importante lembrar sobre a posse responsável, pois ter um animal de estimação é uma responsabilidade que pode durar anos e antes de adotar um cão ou gato, reflita sobre os deveres de um dono responsável.

A adoção é totalmente gratuita e quem deseja levar um filhote para casa precisa ter mais de 18 anos de idade e assinar um termo de posse responsável. Os critérios para adoção de cães e gatos no município estão de acordo com os artigos 14, 15 e 16 do Decreto Municipal nº 5.084, de 11 de fevereiro de 2004.

Quem quiser adotar um cão ou gato e não puder ir à Praça na quinta-feira, pode acessar o Portal da Prefeitura e visualizar todos os animais, filhotes e adultos, com fotos, espécie, sexo, cor e outras características que estão disponíveis para adoção no CCZ

Conheça os Dez mandamentos da Posse Responsável criado pela ONG Arca Brasil disponível em http://goo.gl/ozDFYJ

 

 

Serviço:

Adoção de animais na Praça Lauro Michels

19 de dezembro de 2015, sábado, das 15h às 18h

Praça Lauro Michels. Encontro das avenidas Antonio Piranga com Fábio Eduardo Ramos Esquível e Rua Amélia Eugênia – Centro.

 

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

Rua Ipoá, 40 - Jardim Inamar.

Tel.: 0800 7710963.