Cidades Diadema

Prefeitura homenageia Matéria Rima no pré-lançamento do DVD


Postada em 16/12/2015 às 18:41
Por Prefeitura de Diadema

Por Izabel Urbano / Foto: Ricardo Cassin

Hoje, 16, a Prefeitura de Diadema recebeu a imprensa em uma coletiva para homenagear o secretário de Educação e o grupo Matéria Rima pela vitória da etapa regional e nacional do Prêmio Itaú-Unicef e pelo pré-lançamento do DVD. 

O grupo Matéria Rima se tornou referência nacional ao ganhar esse ano o Prêmio Itaú-UNICEF. O grupo venceu a etapa regional e nacional, na categoria pequeno porte, e dividiu o prêmio de 250 mil no total com a EM Sagrado Coração, que representou o programa educacional de Diadema na premiação. 

Na oportunidade, o grupo Matéria Rima fez o pré-lançamento do novo DVD, que integra as atividades do Cidade na Escola, programa da Secretaria de Educação da Prefeitura de Diadema. São 15 canções e 15 videoclipes gravados nas próprias escolas durante as oficinas. As filmagens e composição do DVD teve a participação de aproximadamente 960 alunos das 15 escolas em que o Programa Cidade na Escola acontece.

As letras das músicas fazem referências aos conteúdos didáticos que as crianças aprendem na escola. Cada aluno vai receber o seu kit com CD, DVD e uma cartilha.

“O Matéria Rima me ensinou a não praticar violência, não usar drogas,  não praticar bullying e aprendi a gostar de algumas matérias que eu tinha dificuldade”, contou Bianca Oliveira, 10 anos, estudante da EM Mário Santa Lúcia, que estava presente no evento e se apresentou com outros alunos.

O criador do Matéria Rima, Joul, falou sobre o programa. “Estamos muito felizes e nada disso seria possível sem a parceria com o governo. O prefeito nos deu uma oportunidade e nós estamos repassando isso para as crianças. Precisamos sempre fazer parte do todo e entender que às vezes aquela criança que chega ao nosso lado no farol pode estar precisando de ajuda e não querendo nos assaltar.” 

O Matéria Rima passou a fazer parte do programa Cidade na Escola em 2013, no qual os alunos do Ensino Fundamental participam de oficinas fixas duas vezes por semana, após o período de aula. São ministradas aulas de rap, hip hop, dança de rua, grafite, discotecagem e escola de pandeiro. 

O Programa Cidade na Escola tem como objetivo estender a Educação Integral para toda a rede municipal, ampliando o tempo de permanência dos alunos na escola. São 3.500 crianças sendo atendidas em período integral. 

Dentre os benefícios que o Cidade na Escola trouxe, é possível citar o auxílio na alfabetização, o comportamento e rendimento escolar dos alunos, além de resultados para a educação de Diadema que o programa ajudou a melhorar: Diadema conquistou nota 5,9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013, superior ao índice nacional. Na avaliação no Índice de Oportunidades Educacionais Brasileiras (IOEB), Diadema alcançou o índice 5,1, sendo a melhor avaliação da região do Grande ABC. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo classificou a Educação com nota máxima “A”.